sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vantagem dos míopes

"A vantagem dos míopes é enxegar onde as grandes vistas não pegam", de certo modo, quando Machado de Assis afirmou isso, ele estava certo. Parece que a humanidade inteira de olho 'normal' enxerga sempre a mesma coisa e, pelo menos comigo, essa história é um pouco diferente.

Não que eu me compare a ele, Machado de Assis, o grande escritor brasileiro, mas que de alguma maneira o compreendo bem quando ele diz essas coisas a respeito dos míopes. Ter a vista boa parece ser algo que bom, porém com a vista boa se enxerga aquilo que todos veem. Que vantagem há nisso?


Míopes são facéis de serem reconhecidos quando não estão de óculos. Sempre quando alguém te cumprimenta com os olhos 'apertados'como um oriental ou se a pessoa nem te cumprimenta é um grande sinal de que a pessoa é míope. Como não enxergamos de longe, esses artificios são sempre bem colocados para poder enxergar, porém prefiro não me utilizar dessas 'facilidades'.

Depois de um certo tempo tentando enxergar sem óculos, desisti de ver as pessoas. Porém isso não é muito bom para relações sociais durarem. Por causa disto criei alguns metodos que me façam identificar as pessoas de longe, sem precisar ver o rosto.


Primeiro, identificava as pessoas pelas roupas que as pessoas usavam. Como não dá pra gravar o gurda-roupas de todas as pessoas que conheço, gravava o estilo de roupa que usavam. Porém as pessoas mudam de estilo como os leitores nem possam imaginar, complicando todo o meu esquema de identificação.

A partir daí comecei a ver um outro modo, comecei a percerber detalhes que ninguém percebe nas pessoas, como o jeito de andar, o jeito de ficar parado, como a pessoa se coloca em certos lugares... assim fui conseguindo essa visão diferente que Machado fala. Comecei a ver o que os olhos normais não veem. 

A maior vantagem disso tudo foi, com certeza, que depois de assumir os óculos, não perdi essas percepções. Hoje em dia, ainda consigo ver o que "as grandes vistas não pegam", porém, de certo modo, com a vista grande também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário