quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Se eu fosse um velho...

Envelhecer para cada idade que se chega deve ser difícil. Para uma criança de 7 anos, a espera do próximo aniversário, as vezes para ter sua própria festa, ou para ganhar mais presentes. Adolescentes não veem a hora de fazer seus 18 anos e se tornarem 'indepedentes'. Engano deles. A depedência só aumenta com o passar dos anos. Os trintões então? Correm cada dia para 'recuperar o tempo perdido'. Mas quando se fica veho não tem jeito, parece que o tempo já passou.
Se eu fosse um velho, no fim da minha vida, lá perto dos oitenta anos e um jovenzinho viesse me perguntar o que eu aprendi da vida, eu responderia facilmente: nada! Olharia a cara de espanto do menino e continuaria a falar: 'Calma meu filho, isso não quer dizer que eu não tenha nada pra te falar"
Se eu fosse um velho, diria a esse jovem que um dia bebesse até cair. Nada que depois o possa comprometer. Apenas para que perceba a sabedoria de um dia, quem sabe dois, de ressaca. Diria para que aproveite bem aquele dia e não encare como um dia perdido. Alias nenhum dia, é dia perdido.
Se eu fosse um velho, diria para que o jovem se apaixonasse perdidamente pelo menos uma vez na vida. Mesmo que esse amor não fosse correspondido. Lute para que ele dê certo. Mesmo que você tenha certeza que a relação seja impossível. Isso fará com que você aprenda com os relacionametos e os viva do jeito que eles devem ser vividos.
Se eu fosse um velho, falaria para esse jovem largar tudo e viajar. Falaria para conhecer o maior número de lugares diferentes possível. E falaria para que esse menino vivesse novas experiências, para que quando ele chegasse a minha idade, teria boas hostórias para contar aos seus netos.
Se eu fosse um velho, diria a esse menino que faça bons grandes amigos. Por que são eles que vão te levar pra casa quando você beber até cair. Serão eles que te confortarão e te sacanearão na sua ressaca. Serão eles que vão abrir a sua cabeça para que você deixe de amar aquela garota que não vale nada e só quis te usar. Serão eles que estarão nas fotos que você mostrará para seus netos de quando você era jovem e fazia muitas viagens.
Se eu fosse um velho, diria que jogue a vida sem medo de errar, pois sempre terá amigos para te confortar.
Falaria isso tudo, se eu fosse um velho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário