quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sorriso

Como diria o poeta Vinicius, "é melhor ser alegre que ser triste...", parece óbvio, mas ninguém nunca antes tinha pensado. A música mostra a vintade de ser feliz, as vezes, não alcançada. Wander Wildner mesmo sendo o rei do iêiêiê, não conseguia ser alegre o tempo inteiro.
Tarefa díficil essa de ser feliz, sentimento mais concreto que pode existir. Desde o clássico de mostrar os dentes em sinal de felicidade à felicidade de um bebê que não consegue parar de mexer os braços somente por ouvir a voz dos pais ou de algum som engraçado.
Os caras do blog "Anões em Chamas" até tentaram num video muito bom sobre o "grande mistério da humanidade" que é sorrir. Se antes da evolução, como conta no video, o maior sinal de se mostrar os dentes era para intimidar seu adversario ou presa, hoje em dia, mostrar os dentes é apenas um sinal concreto (e/ou falso), de que a felicidade está ali presente.
Sorrir pode ser de várias formas. Tem aquele parente que todas as pessoas do mundo tem, geralmente um tio, que tem aquela gargalhada que a partir do moento em que ela começa, todos no recinto começam a rir junto. Ou aquela contida, não querendo passar muita coisa, apenas um disfarce da felicidade que não se quer mostrar. E ainda aquela que de tão intensa o indivíduo não consegue sequer ficar em pé, lherestando apenas deitar no chão e, literalmente, rolar de rir.
Sei que existe ainda muitas maneras de sorrir, ou demonstrar tal felicidade. Sei dos sorrisos da maldade, quase sempre ligadas a vilões da tela grande, mas de todos eles existe apenas um que me chama mais atenção. Gosto de pessoas que sorri com os olhos. A alegria dessa pessoa é tão grande, que mostrar os dentes não se torna suficiente e os olhos começam a acompanhar a boca. As vezes, nem se precisa de mostrar os dentes para ter um grande sorriso, somente os olhos já denuciam o estado da pessoa que assim sorri.
Sorriam mais e se estiverem tristes, cantem um samba: "tristeza, por favor vai embora..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário